Programas

Qualificação Social e Profissional

 

O Programa de Qualificação Social e Profissional tem como objetivo o preparo, inserção e permanência de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento pessoal, social e profissional, além da geração e melhoria de renda.

 

Busca promover a inclusão social por meio de qualificação pessoal e profissional, contribuindo para a construção de um projeto de vida produtivo.

 

Durante cinco meses, cerca de 270 jovens e adolescentes (divididos em períodos manhã, tarde e vespertino)  participam GRATUITAMENTE de atividades socioeducacionais voltadas a ações profissionalizantes, de desenvolvimento pessoal e humano, de desenvolvimento organizacional, de inclusão digital, recreativas, culturais, estímulo ao protagonismo e ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

1/3

Programa de aprendizagem:

 

O Programa de Aprendizagem Profissional tem como objetivo promover, aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a integração ao mercado de trabalho, através da Socioaprendizagem, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.

Neste programa os jovens e adolescentes vivenciam a realização da prática profissional curricular em uma empresa parceira, na condição de aprendiz, por um período de 11 (onze) ou 15 (quinze) meses, em locais com condições de segurança e higiene conforme previsto na legislação e com o acompanhamento dos profissionais técnicos da Entidade, desenvolvendo habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional.

 

Concomitante com a vivência prática profissional, desenvolvida nas empresas parceiras, os participantes tem acompanhamento teórico semanal na Entidade, dando sequência a formação contínua, pessoal, social e profissional.

 

Os cursos de Aprendizagem são voltados para as áreas administrativas, de produção, comércio e serviços.

 

Estão validados no MTE e de acordo com a Lei Nº 10.097/2000. 

Programa de estagio social

 

O Programa de Estágio Social é uma iniciativa que tem por objetivo promover aos jovens a integração ao mercado de trabalho, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.

 

Neste programa os usuários vivenciam a realização da prática profissional curricular em uma empresa parceira, na condição de estagiário, em locais com condições de segurança e higiene conforme previsto na legislação e com o acompanhamento dos profissionais técnicos da Entidade, desenvolvendo habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional.

 

As atividades realizadas geram a emancipação social dos jovens propiciando aprendizado social, profissional, cultural e o acesso aos direitos fundamentais.

 

Está validado no CMDCA e de acordo com a Lei Nº 11.788/2008.

Convivência e fortalecimento de vínculos:

 

Visando o fortalecimento de vínculos entre família, adolescente e a comunidade, o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André promove encontros e reuniões socioeducativas, com palestras e dinâmicas de grupo a fim de interagir, trocar experiências de vida, através de temas relacionados à família, saúde, educação, cidadania, direito e deveres sociais visando melhor grau de conhecimento, qualidade de vida e superação das adversidades.

 

Como participar

 

Qualificação Social e Profissional:

Para  se inscrever para o Programa de Qualificação Social e Profissional, os jovens devem ter entre 15 e 20 anos de idade e  atender aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado em unidade escolar da rede pública de ensino, frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído;

  • Jovens residentes no Município de Santo André e demais regiões do ABCDM.

 

Após a inscrição, o jovem passará por um processo de seleção e se aprovado participará do programa gratuitamente e por um período de 5 meses.

 

As inscrições acontecem semestralmente.

Fiquem de olho!

 

 

Programa de Aprendizagem:

Somente após concluir o Programa de Qualificação Social e Profissional, o jovem poderá participar do Aprendizagem Profissional.

 

Para tornar-se um Aprendiz , o jovem deverá ter entre 15 e 20 anos de idade e  atender aos seguintes requisitos:

 

  • Ter tido um bom aproveitamento no Programa de Qualificação Social e Profissional;

  • Estar regularmente matriculado em unidade escolar da rede pública de ensino, frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído.

  • Residente no Município de Santo André e demais regiões do ABCDM.

 

 

Programa de Estágio Social:

 

Para participar do Programa de Estágio Social, o jovem deverá ter participado dos Programas de Qualificação Social e Profissional e de Aprendizagem.

 

Para tornar-se um estagiário,serão considerados os seguintes critérios:

 

  • Jovens a partir de 16 anos completos;

  • Jovens participantes/egressos do Programa de Qualificação Social e Profissional;

  • Jovens participantes/egressos do Programa de Socioaprendizagem;

  • Estar regularmente matriculado no sistema de ensino médio , ensino médio técnico ou ensino superior ;

Mais informações:                        

(11) 4438-7733 / 4438-7575

coordenacao@patrulheirosmirins.com

Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira nº 120

Vila Guiomar - Santo André - SP

coordenacao@patrulheirosmirins.com