Programas
Qualificação Social e Profissional
O Programa de Qualificação Social e Profissional tem como objetivo o preparo, inserção e permanência de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento pessoal, social e profissional, além da geração e melhoria de renda.
Busca promover a inclusão social por meio de qualificação pessoal e profissional, contribuindo para a construção de um projeto de vida produtivo.
Durante cinco meses, cerca de 270 jovens e adolescentes (divididos em períodos manhã, tarde e vespertino) participam GRATUITAMENTE de atividades socioeducacionais voltadas a ações profissionalizantes, de desenvolvimento pessoal e humano, de desenvolvimento organizacional, de inclusão digital, recreativas, culturais, estímulo ao protagonismo e ao fortalecimento da convivência familiar e comunitária.




Programa de aprendizagem:
O Programa de Aprendizagem Profissional tem como objetivo promover, aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a integração ao mercado de trabalho, através da Socioaprendizagem, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.
Neste programa os jovens e adolescentes vivenciam a realização da prática profissional curricular em uma empresa parceira, na condição de aprendiz, por um período de 11 (onze) ou 15 (quinze) meses, em locais com condições de segurança e higiene conforme previsto na legislação e com o acompanhamento dos profissionais técnicos da Entidade, desenvolvendo habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional.
Concomitante com a vivência prática profissional, desenvolvida nas empresas parceiras, os participantes tem acompanhamento teórico semanal na Entidade, dando sequência a formação contínua, pessoal, social e profissional.
Os cursos de Aprendizagem são voltados para as áreas administrativas, de produção, comércio e serviços.
Estão validados no MTE e de acordo com a Lei Nº 10.097/2000.
Programa de estagio social
O Programa de Estágio Social é uma iniciativa que tem por objetivo promover aos jovens a integração ao mercado de trabalho, atendendo ao princípio da proteção social, com garantias sociais e de direitos, ofertando o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais, desenvolvendo o espírito crítico e proporcionando a inserção em programa para vivência e efetivo aprendizado no mundo do trabalho.
Neste programa os usuários vivenciam a realização da prática profissional curricular em uma empresa parceira, na condição de estagiário, em locais com condições de segurança e higiene conforme previsto na legislação e com o acompanhamento dos profissionais técnicos da Entidade, desenvolvendo habilidades apreendidas no Programa de Qualificação Social e Profissional.
As atividades realizadas geram a emancipação social dos jovens propiciando aprendizado social, profissional, cultural e o acesso aos direitos fundamentais.
Está validado no CMDCA e de acordo com a Lei Nº 11.788/2008.
Convivência e fortalecimento de vínculos:
Visando o fortalecimento de vínculos entre família, adolescente e a comunidade, o Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André promove encontros e reuniões socioeducativas, com palestras e dinâmicas de grupo a fim de interagir, trocar experiências de vida, através de temas relacionados à família, saúde, educação, cidadania, direito e deveres sociais visando melhor grau de conhecimento, qualidade de vida e superação das adversidades.
Como participar
Qualificação Social e Profissional:
Para se inscrever para o Programa de Qualificação Social e Profissional, os jovens devem ter entre 15 e 20 anos de idade e atender aos seguintes requisitos:
-
Estar regularmente matriculado em unidade escolar da rede pública de ensino, frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído;
-
Jovens residentes no Município de Santo André e demais regiões do ABCDM.
Após a inscrição, o jovem passará por um processo de seleção e se aprovado participará do programa gratuitamente e por um período de 5 meses.
As inscrições acontecem semestralmente.
Fiquem de olho!
Programa de Aprendizagem:
Somente após concluir o Programa de Qualificação Social e Profissional, o jovem poderá participar do Aprendizagem Profissional.
Para tornar-se um Aprendiz , o jovem deverá ter entre 15 e 20 anos de idade e atender aos seguintes requisitos:
-
Ter tido um bom aproveitamento no Programa de Qualificação Social e Profissional;
-
Estar regularmente matriculado em unidade escolar da rede pública de ensino, frequentando a partir do 1º ano do ensino médio ou concluído.
-
Residente no Município de Santo André e demais regiões do ABCDM.
Programa de Estágio Social:
Para participar do Programa de Estágio Social, o jovem deverá ter participado dos Programas de Qualificação Social e Profissional e de Aprendizagem.
Para tornar-se um estagiário,serão considerados os seguintes critérios:
-
Jovens a partir de 16 anos completos;
-
Jovens participantes/egressos do Programa de Qualificação Social e Profissional;
-
Jovens participantes/egressos do Programa de Socioaprendizagem;
-
Estar regularmente matriculado no sistema de ensino médio , ensino médio técnico ou ensino superior ;
Mais informações:
(11) 4438-7733 / 4438-7575
coordenacao@patrulheirosmirins.com